Pages

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Série Crepúsculo



A série Crepúsculo nunca ame interessou. Assisti ao filme em DVD e num fui eu quem alugou e, confesso, não gostei do filme. Achei um filminho bem adolescente e não entendi o porquê dessa febre. Resumindo: filminho porcaria, feito apenas para adolescentes imbecis.


Como não gostei do filme acabei não querendo ler os livros, tudo isso somado a minha licença maternidade, que ficamos apenas namorando nossos filhos. Quando voltei da licença me deparei com uma sala de aula repleta de fãs da saga. Lembrei de uma professora da faculdade que sempre nos ensinou a conhecer o que aluno gosta. Resolvi ler os livros agora nas férias.

Enquanto eu devorava os livros eu ficava intrigada em como não conseguia parar de ler aquela história melosa, mas agradável. Não tem segredo, a autora usou a “receita” para best-sellers: retomada de um mito, história de amor (melhor se for impossível) e linguagem fácil.

Dividiu muito bem a história em 4 livros, no primeiro, que dá o nome a série, Crepúsculo, Bella narra o início do amor entre ela e Edward. Aliás Edward é perfeito, o que contribui para o sucesso da séria entre as meninas, relatando um homem que não existe no mundo real.

Nos segundo, Lua Nova (que ainda não vi o filme), o livro inicia-se o triangulo amoroso com Jacob (sim, tem que ter um triangulo amoroso). No terceiro, Eclipse (o melhor dos três) o amor entre Bella e Edward é reforçado e reafirmado. O quarto livro, Amanhecer, é divido em 3 partes e conclui a saga.

Claro que o livro não se resume apenas nas partes “meladas”, ele também é floreado de lutas entre vampiros, vampiros e lobisomens e a caça dos vampiros atrás de Bella. Mas o que chama mais atenção mesmo é o amor descrito no livro. É o bom e velho amor romântico (olha só a retomada de um conceito do século XIX para render o sucesso da série), onde os amantes estão dispostos a dar a própria vida pela pessoa amada.


O fato é que gostei dos livros, são bobinhos e ótimo para meninas. Li os quatro em uma semana. Claro que não são clássicos da literatura universal, mas são bem gostosos para passar o tempo.

Um comentário:

Lili disse...

Olá Lívia!
Eu assisti somente o primeiro filme e achei bem água com açucar... ler agora sem condições, pois sou mãe em tempo integral de uma Lívia que acorda a cada 1 hora de noite e dorme por no máximo meia hora durante o dia... mas se Deus quiser essa fase vai passar logo, pq a mamãe aqui tá só o pó.
Qto aos posts anteriores, eu nunca tive dom pra organizar festas... e acredite... a Lívia completou 6 meses e já fechamos buffet e tudo pra festa... é como vc disse, eles não aproveitam nada dos brinquedos, comidas, amiguinhos, mas eu acho importante pra nós pais, é uma realização que eu não conseguiria abrir mão.
Bjinho

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails