Pages

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Alimentação dos filhos e os outros


Ter um filho é uma emoção incrível, um amor indescritível. Formar uma família é algo comum, mas incrivelmente mágico.
Ao formar uma família o casal deve compartilhar das mesmas idéias, um deve apoiar o outro no que se refere a criação dos filhos (aliás isso ocorre também deveria ocorrer com casais separados, pouparia muita dor de cabeça na criação dos filhos).
Uma das coisas que nos deixa sem paciência é o palpite dos outros. Mas quem são os outros? Todos aqueles que não pai nem mãe do NOSSO filho, ou seja, todos! A alimentação é algo que todo mundo gosta de dar pitaco e dizer que fazemos errado.
Eu e meu marido ACREDITAMOS NA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA ATÉ OS 6 MESES. Simples, não? Aparentemente, não é simples para os outros.
Breninho sempre foi magrinho e não engordava muito, sofria de um refluxo muito forte (que descobrimos ser alergia a proteína do leite de vaca). Iamos toda semana no pediatra para monitorar seu peso. Ele mamou exclusivamente no peito até os 6 meses. O pediatra sempre dizia que não era para nos preocuparmos, pois, apesar de pouco , ele engordava. Sempre teve uma aparência saudável, sempre foi ativo e nunca ficou doente. Nós confiamos no Dr. Marco e sempre seguimos o que ele disse, afinal ele estudou anos para ser pediatra e sabe o que fala.

(Eu acredito que cada pessoa estuda para uma especialidade, ele fez Medicina e se especializou em Pediatria, portanto conhece mais do que eu. Eu fiz Letras e me especializei em Literatura, portanto sei mais que ele. Resumindo, quem tem razão é quem estudou para isso, não quem dá palpite).

O grande problema que enfrentamos são os outros que dão palpites o tempo todo. Todas as vezes que voltávamos do pediatra as pessoas sempre cobravam se ele tinha dado complementação ou algum outro tipo de alimento (como sopinha). Daí vem aquelas pessoas que tiveram filhos há mais de 30 anos falando “Mas com 3 meses meu filho já tomava todos os tipos de sopinha”, ora o SEU filho tomava, o MEU não vai tomar. Preste atenção nos pronomes.
Agora, com 7 meses (8 amanhã), muitas pessoas não entendem porque só damos papinha ou frutinha. Daí vem aquela história... “Na idade dele MEU filho já comia arroz, feijão e ovo. Tomava leite com mel.”
Como é que é? Querem que eu dê ovo e mel para meu bebê? Será que essas pessoas não se atualizam? Não vêem as doenças que esses alimentos podem causar em bebês? PQP!
Agora que ele está comendo querem entuchar tudo no menino. Qualquer brecha é: “Dá pão para ele! Dá carne para ele! Dá danoninho para ele!” Pera aí! Não vou dar pão nem carne pra um menino que tem 1/3 de dois dentes (estão crescendo ainda). Danoninho? Essas pessoas tem algum problema mental? ELE É ALERGICO A LEITE!
Imaginem se eu tivesse feito tudo o que me mandaram fazer sem a orientação do pediatra? Muitos sugeriram que eu desse complementação por conta própria, se eu tivesse feito isso seria pior, pois descobrimos que o Breninho tinha alergia a proteína do leite de vaca. Continuo pensando assim e NÃO darei ao meu filho o que as pessoas sugerem. Aliás, vai uma sugestão minha: guarde sua opinião sobre a alimentação para SEU filho, do meu sou EU quem cuida.

---
Imagem retirada daqui.

7 comentários:

Tamy disse...

as vezes meu marido tbm assiste comigo... e quando eu suspiro, só pra provocar ele... ele fica tão magoado!!!! Bobo!!!!

Natasha disse...

Obrigadaa! =)
Realmente coreografia dá uma segurança muito maior.

Que bom que você está voltando pra dança! Eu vi lá no seu twiter. Você vai fazer com a Kahina, né? Ela é demais!

Beijinhos!!

Natasha disse...

Ahh, esqueci de comentar sobre o post, hehe =)

Tem gente que gosta de dar palpite mesmo na vida dos outros, né? auhuhauha
Coitado do seu bebê, ficar entupindo ele com besteiras desde pequeno.. =/

Beijinhos!
Tá muito fofo seu blog :)

Ana disse...

Seu blog tá lindo!! Adorei a mudança... Já tentei fazer no meu mas sou meu ignorante nessas coisas modernas... Parabéns!

Katia disse...

Oi Livia... primeiramente vi no comentario da Natasha que vc vai voltar pra dança... me diz aonde...
Bom.. sobre o post.. super concordo com vc..... minha mãe sempre falava isso pra mim, que leite do peito nao engorda.. que teria que dar outra leite.. e com 3 meses já queria que eu desse papinha.... quando viu que o Felipe estava engordando bem, não falou mais nada...
Agora que ele tá com papinha já esta querendo dar outras coisas... carne, pão..... minha irmã queria dar chocolate... imagina!?! chocolate? dizem que é estimulante.. imagina para um bebê de 7 meses??? Nem pensar.... Dadoninho eu dou... as vezes... e 1 só... pq eu percebo que ele fica "arrotando" o dadoninho até de noite... e minha irmã queria dar 2 pra ele só pq ele fica com aquela cara de quer mais um...
É complicado... isso...
E concordo tb sobre o Dr. Marco... fui essa semana nele...!!
Beijinhos pra vc e pro Breninho!!

Unknown disse...

Oi!! O Breno é muito fofo! Filho é udo de bom né? A minha Sabrina faz 3 aninhos dia 9 de março! Uma figurinha!
Uma dica em relação ao curso de fotografia é procurar uma boa escola, ou algum fotógrafo mesmo... Alguém com anos de carreira e que dê aulas claro... Qto à maquina, eu tenho uma (ganhei do maridão.. era dele!) Nikkon D50.. É uma excelente maquina.. Fui numa loja comprar um filtro pra lente e um dos funcionários lá me disse que também tem uma e que não dá, não vende e não troca a dele... rsrsr! Fiquei ainda mais feliz com a minha!!
Beijos e um bom dia prá vc!

Roberta "Mimi" disse...

Livia, de acordo.
Eu também sigo a risca o que o pediatra fala, pois como você disse, ele se especializou para isso. É claro que tem que rolar confiança e empatia com o médico, pois também existem alguns profissionais dessa área, que para mim, são sem noção. Outro dia estava eu conversando com uma mãe em um fraldário do shopping, e ela disse que a pediatra do menino dela (bebê de 5 meses) liberou colocar AÇUCAR NA mamadeira. Como? É isso mesmo que você leu. E pior, a mãe colocava.
Bom, cada cabeça uma sentença, e bom senso não faz mal a ninguém. Um pediatra desse tipo para mim não serve.
É isso. Beijocas especiais para o Breninho.
Rô "Mimi", mãe corujíssima do casal de gêmeos Miguel e Rute.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails